Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É uma Vida para Dois

Livros para folhear, filmes para ver, sabores para provar, destinos para descobrir. Gostamos de experimentar tudo o que há de novo aqui e acolá! Queremos a vida bem passada e bem servida, se faz favor!

Destino do Dia - Cabeças de Pedra de Nemrut (Turquia)

O rei Antíoco de Comagena (cerca de 86 – 38 a.C.) mandou erguer este santuário religioso para ser mais tarde o seu túmulo, numa tentativa de emparelhar com os deuses do panteão grego e persa; Antíoco escolheu o monte (Dag) Nemrut, que com 2.150 metros de altitude é o mais alto das redondezas, e mandou levantar uma fila de estátuas sentadas dos deuses e dele próprio. Protegido pela UNESCO desde 1987, o sítio acabou por estar esquecido até ao século XIX.

 

Para além das estátuas decapitadas pelos séculos, há mais de uma dezena de cabeças de águias, leões, deuses e do próprio Antíoco, com um a dois metros de altura, espalhadas pelo chão no sopé da pirâmide de gravilha que forma o mausoléu. Têm barba, cabelos, barretes persas e penteados da época, e estão estaladas pelo tempo, que lhes deu uma textura de teia de aranha e uma expressão de surpresa nos olhos redondos. Algumas lajes negras conservam relevos: leões, figuras com tambores, e o rei que aperta a mão a Hércules – diz-se mesmo que esta é a primeira representação em estátua de um aperto de mão.

 

Fontes:

http://comedoresdepaisagem.com/turquia-monte-nemrut-dag/