Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É uma Vida para Dois

Livros para folhear, filmes para ver, sabores para provar, destinos para descobrir. Gostamos de experimentar tudo o que há de novo aqui e acolá! Queremos a vida bem passada e bem servida, se faz favor!

Destino do Dia - Vulcão Dallol (Etiópia)

O deserto de Danakil, está situado dentro da depressão de Afar, na parte oriental de Etiópia, e é um dos pontos mais quentes e inospitaleiros do planeta com temperaturas diurnas que podem chegar a 60 graus centígrados. Esta depressão está habitada desde sempre pela etnia Afar, cuja principal atividade é a extração do sal. As gigantescas caravanas de sal que cada dia atravessam o deserto, também são um espetáculo. Assim, este lugar detém o recorde de "mais alta temperatura média para uma posição habitada na Terra". 

 
Nesta zona situada a uns 60 metros por baixo do nível do mar, encontra-se o vulcão Dallol, uma cratera activa, que oferece uma paisagem espantosa, com fontes ardentes com uma gama de cores brilhantes incríveis. Vão de cor de laranja até ao verde, passando pelo branco e o amarelo vivo. 
 
Essas paisagens são formadas devido ao impacto de magma basáltico nas minas de sal e a atividade hidrotermal no subsolo. A mais recente destas crateras foi formada durante uma erupção em 1926.
 

Foi na depressão de Danakil, que alcança os 380 metros por baixo do nível do mar que foi descoberto em 1947 o famoso hominídeo “Lucy”, datado de 3.2 milhões de anos.

 

 

Fontes:

https://senhorasnamoda.wordpress.com/2013/07/27/curiosidades-vulcao-dallol-etiopia/