Destinos Portugueses a visitar em 2016 - Parte II
2016 é grande o suficiente para ser preenchido com novos passeios, novas viagens, e novas aventuras. Afinal, estes doze meses que já começámos a viver são 366 óptimos motivos para não ficarmos presos aos locais que já conhecemos de cor, que já não nos trazem qualquer novidade e que insistimos em pisar todos os dias.
É por isso que continuamos a fazer crescer a nossa lista de locais a visitar nos próximos meses, preferencialmente quando os dias de sol começarem a desafiar-nos para sair de casa.
Alguns leitores de destinos a visitar em 2016 sugeriram vários outros destinos lindíssimos que não conhecíamos e que acreditamos que a maioria de vocês também nunca tenha visitado.
Assim sendo, segue-se mais uma selecção de destinos menos turísticos e pouco conhecidos, que queremos mesmo muito visitar este ano em PORTUGAL:
DORNES
Podia pertencer ao mundo de Game of Thrones, qual região dos Sete Reinos, mas não: pertence mesmo a Portugal e está situada a 10 km de Ferreira do Zêzere, numa enseada da albufeira do Castelo do Bode. A vila de Dornes é uma das mais curiosas, quer pela sua localização, pelas paisagens e pelo pitoresco do casario, como pelas lendas e tradições que lhe estão associadas. A dominar as casas baixas e predominantemente brancas, fica a torre medieval, que se pensa ter sido construída pelos cavaleiros templários para vigiar o vale do Zêzere. A fundação da aldeia remonta ao século XII e está ligada ao aparecimento de uma imagem milagrosa de Nossa Senhora do Pranto. A primeira igreja foi mandada construir pela Rainha Santa Isabel em finais do século XIII, substituída por uma de maiores dimensões no século XV.
Melhor, melhor, é saber que está situada apenas a uma 1:40 h de Lisboa!
Se houver tempo para descobrir outros encantos do Zêzere, o passeio a Dornes poderá ser completado e enriquecido com uma visita à cidade de Tomar, ao castelo de Almourol e até a Praia Fluvial Lagoa Azul (Castanheira), ideal para um banho à beira rio num dia quente de verão. Quando a estadia, o que não falta são estalagens e hotéis com vista para o rio, ideais para passar uma noite fora do búlicio da cidade.
http://www.lifecooler.com/artigo/passear/dornes/327935/
http://www.dornestur.pt
PERCURSO PEDESTRE ENTRE PIODÃO e FOZ D'ÉGUA
A Aldeia de Piódão já toda a gente conhece pelo menos de nome. Considerada uma das mais bonitas do País, está classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“ e pertence ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor.
As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”.
Aldeia de acessos difíceis, é um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais. A natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local.
O que nem toda a gente conhece, é o percurso pedestre que se faz entre o Piódão e Foz d’Égua, um dos mais interessantes pela Serra do Açor. Trata-se de um percurso com declive pouco acentuado, com uma ou duas exceções. Algumas casas abandonadas que se cruzam no caminho relembram a atividade pastorícia. Nas clareiras podem avistar-se colmeias, testemunho da atividade apícola.
No final do percurso está então Foz d´Égua, onde se encontra uma piscina natural e praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco.
Querem programa mais pitoresco, original e completo que este?
http://www.guiadacidade.pt/
http://casadapadaria.com/caminhada-piodao-foz-degua/
PORTELA DO HOMEM
A Cascata da Portela do Homem é apenas um dos Paraísos do Gerês e é também um ponto de fronteira entre Portugal e Espanha. Esta fronteira, para além de ser a única do distrito de Braga e do Baixo Minho, é a via de entrada entre a Galiza e o coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Terras de Bouro. As paisagens são, obviamente espectaculares e por si só merecem uma visita.
Como Chegar?
Como partida do centro das Caldas do Gerês, deve seguir-se em direção à Barragem da Caniçada. Mais alguns metros à frente é possivel encontrar um entroncamento à esquerda, com a indicação “Ermida”. Seguindo nessa direção, é possível percorrer uma estrada apertada com belas paisagens.
Mais alguns quilómetros à frente, começam a visualizar-se alguns riachos de água, que pertencem ao Rio Arado. Em seguida, na mesma estrada, encontrar-se-à, do lado direito, as Cascatas do Rio Homem, na Portela do Homem. Num dia quente de Verão, nada como refrescar nas belas e límpidas águas da cascata.
http://www.maravilhasdogeres.pt/
ILHA DA BERLENGA
A Ilha principal, a Berlenga, é um local que ainda hoje se apresenta quase no seu estado natural, pouco alterado pela mão humana. O acesso à ilha faz-se de barco através de Peniche, numa viagem com a duração de 30 a 40 minutos. As visitas à Berlenga estão condicionadas ao máximo de 350 visitantes por dia, de modo a manter a maior naturalidade em todas as espécies que habitam a ilha.
http://www.berlengoest.com
E vocês, já conheciam estes locais?
Ficamos à espera de sugestões de locais menos turísticos para acrescentar à nossa lista!
Até lá...
Boa Viagem!
Mr. and Mrs.