Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É uma Vida para Dois

Livros para folhear, filmes para ver, sabores para provar, destinos para descobrir. Gostamos de experimentar tudo o que há de novo aqui e acolá! Queremos a vida bem passada e bem servida, se faz favor!

Filmes - Whiplash

Resumo:

"Sob a direção do impiedoso professor Terence Fletcher, Andrew Neiman, um jovem e talentoso baterista, procura a perfeição a qualquer custo, mesmo que isso signifique perder a sua humanidade."

 

Whiplash-Movie-Images-540x360.jpg

 

 

Confesso que não sou fã daqueles filmes que giram em torno da relação profissional/pessoal entre Professor vs Aluno/ Treinador Vs Treinado. Parecem-me histórias sempre iguais, sem nada de novo a acrescentar. Por isso, quando Ele sugeriu vermos o Whiplash, pensei que fosse um simples filme sobre Jazz. 

 

Mas enganei-me. Ao contrário de tudo o que podia esperar, o argumento é muito original e está desenvolvido de uma forma brilhante. As sequências visuais e sonoras de algumas cenas desenvolvem-se a um ritmo alucinante, fazendo inveja a muitos filmes de acção. Quando aparentemente a linha sequencial do filme estabiliza e nos parece que as personagens encontraram um ponto de equilíbrio, temos o twist de que não estávamos à espera!

A relação sadomasoquista desenvolvida entre as duas personagens é aterradora, mostrando duas facetas: por um lado o que o ser-humano é capaz de arriscar e sacrificar para atingir os seus objectivos; e por outro o abuso de poder que o ser-humano é capaz de exercer perante outro que considera inferior.

A personagem de Terrence Flecher foi um mistério para mim durante o filme: quererá ele realmente estimular o melhor que há em cada aluno para encontrar o génio do Jazz ou simplesmente castigar aqueles cujo talento é superior ao dele? No final, (e que brilhante final!) julgo termos a resposta a esta pergunta.

A par da maravilhosa banda sonora, as interpretações dos protagonistas estão espantosas, fiquei surpreendida com a relevação de Miles Teller e não é à toa que J.K.Simmons está nomeado para (o merecido) Óscar de melhor actor secundário.  

 

 Já viram este filme? Qual a vossa opinião?

 

Boas sessões de cinema!

Mrs.