Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É uma Vida para Dois

Livros para folhear, filmes para ver, sabores para provar, destinos para descobrir. Gostamos de experimentar tudo o que há de novo aqui e acolá! Queremos a vida bem passada e bem servida, se faz favor!

Lasanha de Espinafres com Ricotta

Sabiam que o amor do Popeye pelos espinafres nasceu de um erro matemático? 

 

Em 1870, o químico alemão Erich von Wolf analisou a quantidade de ferro presente no espinafre e noutros legumes verdes. No entanto, ao realizar o registo das descobertas, falhou uma casa decimal, fazendo com que o teor de ferro do espinafre se tornasse 10 vezes superior à realidade. Os 3,5 miligramas de ferro existentes numa porção de 100 gramas, transformaram-se em 35 miligramas, criando-se um mito que persiste nos dias de hoje.

Por via deste erro, instaurou-se a crença de que o espinafre tem quantidades milagrosas de ferro, e foi assim que os criadores do Popeye o puseram a ingerir latas inteiras deste legume para obter força.

 

Mesmo com o erro da casa decimal corrigido em 1937, o espinafre deve continuar a ser valorizado enquanto alimento essencial a incluir em qualquer dieta. O Espinafre é muito rico em cálcio: 100 g de espinafres contém 99 mg de cálcio, constituindo uma óptima alternativa ao leite. Para além do cálcio, o espinafre constitui uma excelente fonte de ácido fólico e vitamina C. 

 

O espinafre é alimento assíduo na nossa alimentação e costumamos incluir as suas folhas cruas em saladas e temperá-las com vinagre balsâmico. Neste fim-de-semana apeteceu-nos um prato italiano e por isso, fiz esta lasanha deliciosa de espinafres e ricotta: 

ingredientes lasanha espinafres.jpg

lasanha de espinafres1.jpg

lasanha de espinafres2.jpg

lasanha de espinafres3.jpg

lasanha de espinafres4.jpglasanha de espinafres.jpglasanha2.jpglasanha espinafres ricotta.jpg 

E como sou eu o cozinheiro cá em casa, gosto de estabelecer regras na cozinha. Por pratos deliciosos, há que exigir um pagamento em troca!

Concordam?

 

Mr.  

 

 

Receita

http://pinchofyum.com/skinny-spinach-lasagna

 

Fontes:

http://rr.sapo.pt/rubricas_detalhe.aspx?fid=194&did=139412

 

Todas as fotos são da autoria do Uma Vida para Dois