Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É uma Vida para Dois

Livros para folhear, filmes para ver, sabores para provar, destinos para descobrir. Gostamos de experimentar tudo o que há de novo aqui e acolá! Queremos a vida bem passada e bem servida, se faz favor!

Mousse de Chocolate e Abacate

A tão falada reportagem da SIC "Somos o que Comemos" não veio trazer muitas novidades, mas está tão bem realizada que conseguiu expô-las de forma a chamar finalmente a atenção da maioria das pessoas que geralmente não está alerta para rótulos e alimentos-veneno

 

O açucar branco é algo que não não entra cá em casa há mais de um ano. Quando o ingerimos é sempre nos alimentos que comemos fora de casa, na excepção semanal. A alternativa, a menos que aconselhada por nutricionistas, não deve passar pelos adoçantes, pois a maioria tem vários efeitos secundários nefastos, desde reacções gastro-intestinais, a efeitos cancerígenos.

As nossas alternativas passam pelo açucar mascavado, e principalmente pelo mel. É preciso atenção na escolha do mel pois muitas marcas adulteram o mel, fabricando-o a partir do açucar para diminuir os custos da produção. A DECO Proteste desde mês, que assinamos, alerta para esta temática, após testar 24 amostras de mel. A marca com mais qualidade do teste é o Serramel, seguido da Casa de São Miguel, Quinta dos Juncais, Mel de Barroso DOP e Serra de Portel. 

 

Nas sobremesas, para além da substituição do açucar, devem procurar-se alternativas aos ingredientes-veneno, como as natas. Como andamos a explorar as potencialidades do abacate, resolvemos testá-lo numa sobremesa maravilhosa, com 3 ingredientes. O abacate triturado faz um creme, dando uma consistência de mousse às sobremesas. Mais uma vez relembramos que o abacate tem sempre que estar maduro para assegurar o sabor delicioso. Relembrar aqui.

DSC03242-003.JPG

DSC03244.JPG

DSC03243.JPGDSC03248-001.JPG

 

Outras receitas com Abacate:

 

Tortilha de Abacate

http://umavidaparadois.blogs.sapo.pt/tortilla-de-abacate-e-tomate-24705

Pasta de Abacate:

http://umavidaparadois.blogs.sapo.pt/pasta-de-abacate-com-queijo-fresco-22296

Mix de Abacate com Ovo:

http://umavidaparadois.blogs.sapo.pt/mix-de-abacate-com-ovo-11510

 

Bom apetite!
Mrs.

 

Fontes:

http://nadialim.com/recipe/chocolate-avocado-mousse/

 

Todas as fotos são da autoria do Uma Vida para Dois

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Mr. and Mrs. 08.04.2015 22:18

    Tem que experimentar, vale mesmo a pena :)

    Nós explicámos neste post como ver se já está maduro: http://umavidaparadois.blogs.sapo.pt/pasta-de-abacate-com-queijo-fresco-22296

    Mas basicamente, deve apertar-se o abacate gentilmente e no caso de já estar maduro, ele vai ceder a uma quantidade mínima de pressão: a casca irá recuar, mas depois toma a sua forma normal. Caso ainda esteja firme, deve esperar-se mais uns dias e repetir o teste.

    :)
  • Imagem de perfil

    Curly 08.04.2015 22:50

    Ah porreiro. Obrigada. Vou mesmo experimentar...a minha única experiência com o abacate foi horrivel, há vários anos atrás. Apresentaram-me o abacate como um fruto e eu tratei-o como se fosse uma papaia ou isso, cortei aos bocados e provei...e foi absolutamente horrivel. Pelo que tenho visto em alguns programas de culinária é fruto que precisa de tempero, que lhe seja adicionado bastante sabor. :)
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.